Planejamento estratégico de SI/TI: melhores práticas para educar e treinar pessoas em organizações governamentais brasileiras

Authors

  • José Gilson de Almeida Teixeira Filho Universidade de Pernambuco
  • Mayara Benício de Barros Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Hermano Perrelli de Moura Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbca.2013.2777

Abstract

Este artigo apresenta um conjunto de melhores práticas para educar e treinar, estabelecidas pelo modelo de maturidade MMPE-SI/TI (Gov) que é direcionado ao planejamento estratégico de SI/TI (Sistemas de Informação/Tecnologia da Informação) de organizações governamentais brasileiras. Este modelo foi concebido em conformidade com os principais modelos e normas nacionais e internacionais utilizados para definição e avaliação. O artigo ainda apresenta uma descrição completa do processo “Educar e Treinar Pessoas (ETP)” que está estruturado nas seguintes partes: propósito, resultados esperados, melhores práticas e produtos de trabalho. Por fim, são apresentados os resultados de uma validação realizada com 106 especialistas da área de SI/TI que opinaram sobre a qualidade do modelo e deste processo em particular, além da descrição de ferramentas e técnicas para apoiar a sua implementação.

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Published

2013-06-24

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[1]
2013. Planejamento estratégico de SI/TI: melhores práticas para educar e treinar pessoas em organizações governamentais brasileiras. Brazilian Journal of Applied Computing. 5, 2 (Jun. 2013), 28–39. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2013.2777.