Implementação de um laboratório de realidade virtual de baixo custo: estudo de caso de montagem de um laboratório para o ensino de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2013.2810Keywords:
Realidade Virtual, Matémática, Métodos de AprendizagemAbstract
Este trabalho relaciona os conceitos envolvidos na área de Realidade Virtual, Educação e Engenharia de Software a fim de mostrar os passos para a construção de um laboratório de Realidade Virtual de baixo custo, a partir de recursos computacionais pré-existentes em escolas que geralmente possuem um baixo orçamento para investimentos em laboratórios de Informática. Os passos tratam das questões de hardware, software e educacionais envolvidos na transformação de um laboratório de informática existente em um laboratório com aplicações de jogos educacionais de Realidade Virtual. Ao final deste trabalho, é apresentado um estudo de caso, que demonstra a construção de um laboratório deste, na área de Matemática, em uma escola pública de ensino médio, localizada na cidade de São Paulo. Realizou-se avaliação do estudo de caso a fim de notar a relevância do uso de Realidade Virtual como ferramenta complementar ao ensino tradicional (sala de aula). Este estudo de caso valida os passos sugeridos para esta implantação, garantindo sua viabilidade.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-05-17
Issue
Section
Original Paper
License

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
[1]
2013. Implementação de um laboratório de realidade virtual de baixo custo: estudo de caso de montagem de um laboratório para o ensino de Matemática. Brazilian Journal of Applied Computing. 5, 1 (May 2013), 98–112. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2013.2810.