Aspectos de usabilidade de mobile learning voltado para usuários com restrições decorrentes da idade

Authors

  • Rommel Vieira Carneiro PUC Minas
  • Lucila Ishitani

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbca.2014.3426

Keywords:

Mobile learning, Terceira idade, Usabilidade.

Abstract

A tendência de envelhecimento da população mundial provocou um crescimento no número de pessoas na faixa de idade acima de 60 anos, também conhecida por terceira idade. Essas pessoas necessitam atualizar seus conhecimentos na tentativa de se manterem ativas e inseridas na sociedade. Nesse contexto, a educação a distância (EaD) apresenta-se como uma alternativa interessante, oferecendo conteúdo por meio da internet, com flexibilidade de hora e local de uso. Os dispositivos móveis facilitam o acesso a recursos de aprendizagem, todavia, os aplicativos requerem adaptações para as pessoas da terceira idade que, em geral, possuem uma ou mais restrições decorrentes da idade. Com o objetivo de avaliar a aderência dessas tecnologias ao grupo de pessoas da terceira idade, foram realizados testes de usabilidade com esse público na utilização de dispositivos móveis com um material previamente preparado. Foram identiï¬cados alguns aspectos relevantes para o público da terceira idade, bem como recomendações de melhorias no desenvolvimento de conteúdo. Foi também percebida grande aderência dos dispositivos selecionados ao público da terceira idade, sendo 9 dos 11 participantes os que manifestaram interesse no uso dessas tecnologias.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-04-18

Issue

Section

Original Paper

How to Cite

[1]
2014. Aspectos de usabilidade de mobile learning voltado para usuários com restrições decorrentes da idade. Brazilian Journal of Applied Computing. 6, 1 (Apr. 2014), 81–94. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2014.3426.