Motivation and benefits of digital games for the elderly: a systematic literature review
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2015.4190Keywords:
Jogos digitais, Idosos, Motivação,Abstract
Diversos estudos apontam que a média etária da população mundial está aumentando. Em virtude disso, os idosos anseiam por recursos que sejam acessíveis e adequados para seu uso, levando-se em conta as limitações ocasionadas com o avanço da idade. A tecnologia, por ser uma área que se popularizou à época dos jovens e adultos mais jovens, apresenta diversos recursos e aplicações que carecem de adequação para melhorar a experiência do idoso. Uma dessas aplicações consiste nos jogos digitais, foco deste trabalho. Baseada nesse contexto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura nas principais publicações científicas que abordam as motivações e os benefícios de jogos digitais para os idosos. Foi possível inferir que alguns fatores específicos podem influenciar a motivação dos idosos para jogar, como o uso de narrativas, a associação com jogos tradicionais e a baixa complexidade do jogo, além de ter sido identificado o jogo casual como a modalidade mais apreciada por esse público. Além disso, concluiu-se que o jogo digital pode se revelar como um importante aliado dos idosos no combate às limitações que surgem com o aumento da idade, servindo de apoio, por exemplo, no tratamento de doenças relacionadas a aspectos cognitivos, físicos e psicológicos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-11-18
Issue
Section
Original Paper
License

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
[1]
2014. Motivation and benefits of digital games for the elderly: a systematic literature review. Brazilian Journal of Applied Computing. 7, 1 (Nov. 2014), 2–16. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2015.4190.