Reconhecimento automático de gêneros musicais utilizando classificadores baseados em múltiplas características
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2015.4281Keywords:
Processamento de Sinais, Reconhecimento de Gêneros Musicais, Reconhecimento Estatístico de Padrões.Abstract
O reconhecimento de gêneros musicais é um importante problema de pesquisa que tem recebido muita atenção de pesquisadores e profissionais de música. Os benefícios dessa área podem ser aplicados em diversas tarefas, como na organização de bases de áudios digitais, na construção de novos mecanismos de buscas e recomendações de músicas. Este artigo propõe um método para reconhecimento automático de gêneros musicais baseado na variação da arquitetura padrão dos sistemas de reconhecimento de gêneros musicais, envolvendo técnicas como extração por segmentos, sistemas multiexpert e combinação de classificadores (paramétricos e não paramétricos). O reconhecedor foi avaliado em uma base de gêneros musicais própria extraída de um website de recomendações musicais e na base GTZAN, com dez gêneros musicais cada, onde obteve uma taxa de reconhecimento de 46,2% e 75,1%, respectivamente.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-02-24
Issue
Section
Original Paper
License

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
[1]
2015. Reconhecimento automático de gêneros musicais utilizando classificadores baseados em múltiplas características. Brazilian Journal of Applied Computing. 7, 1 (Feb. 2015), 85–99. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2015.4281.