Uma aplicação de algoritmos genéticos simples e compacto para estimação de componentes harmônicas
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2015.4624Keywords:
Algoritmo Genético Compacto. Algoritmo Genético Simples. Harmônicas. Sistemas Elétricos de Potência.Abstract
Este trabalho apresenta uma abordagem para o problema da estimação de componentes harmônicas presente nos sistemas elétricos de potência, utilizando algoritmos evolutivos. Os dados de referência para o trabalho foram obtidos por meio do software Alternative Transients Program (ATP). Foram aplicados o algoritmo genético compacto e o algoritmo genético simples para estimar os parâmetros a fim de obter uma onda o mais próximo possível da onda fornecida pelo ATP. Os resultados obtidos com os algoritmos evolutivos citados são comparados entre si, em diversos cenários, e com os valores obtidos com a onda de referência gerada pelo software ATP. As comparações foram feitas com o intuito de evidenciar qual algoritmo resolve o problema exposto para uma aplicação dispondo de recursos computacionais limitados. Com base nos resultados, verificou-se que o algoritmo genético compacto resolve de forma satisfatória o problema proposto, sendo o CGA mais indicado que o SGA em situações que necessitam de um menor esforço computacional.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-05-15
Issue
Section
Artigos selecionados em Conferências - VII ENUCOMP (2014)
License

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
[1]
2015. Uma aplicação de algoritmos genéticos simples e compacto para estimação de componentes harmônicas. Brazilian Journal of Applied Computing. 7, 2 (May 2015), 77–91. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2015.4624.