Simulação de controle adaptativo de tráfego urbano por meio de sistema multiagentes e com base em dados reais
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2015.4697Keywords:
Controle de tráfego urbano, Heurísticas para semáforos inteligentes, Simulação de tráfego urbanoAbstract
A população urbana cresce rapidamente e a quantidade de veículos, mais rápido ainda. Esse crescimento satura a infraestrutura de transportes, gerando lentidão, congestionamentos e aumentando o tempo das viagens. Os engarrafamentos têm causado transtornos econômicos, sociais e ambientais. Com o aumento do tempo das viagens e da quantidade de veículos nas ruas, aumentam também a poluição sonora e do ar. Além disso, diariamente os condutores enfrentam situações de estresse no trânsito. Melhorias nos sistemas de controle de tráfego têm sido propostas, mesmo assim ainda há muito a ser feito. Neste trabalho foi verificada a eficácia do emprego de agentes inteligentes para o controle do tráfego urbano, em ambiente de simulação multiagentes, a fim de reduzir os efeitos negativos dos congestionamentos. Foi utilizado o simulador de tráfego urbano SUMO para realizar a simulação do tráfego de veículos em uma região de Porto Alegre, RS. Dados reais a respeito da programação dos semáforos e do volume de tráfego foram utilizados. Após, foi desenvolvido um semáforo inteligente, que utiliza uma heurística para tomar suas decisões e a simulação foi realizada novamente. O resultado das duas simulações foi, então, comparado e os resultados encontrados foram considerados de grande relevância.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-10-31
Issue
Section
Original Paper
License

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
[1]
2015. Simulação de controle adaptativo de tráfego urbano por meio de sistema multiagentes e com base em dados reais. Brazilian Journal of Applied Computing. 7, 3 (Oct. 2015), 65–81. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2015.4697.