Exploração de paralelismo à nível de instruções e de tarefas em uma arquitetura de processamento não convencional
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2015.5027Keywords:
Arquiteturas de processamento não convencionais, Paralelismo, Processadores Superescalares, Software Pipelining.Abstract
Impulsionadas pelos constantes avanços da indústria de semicondutores, as aplicações computacionais têm evoluído consideravelmente, uma vez que podem fazer uso de circuitos eletrônicos eficientes e com alto poder computacional. Nesse sentido, a busca por maior desempenho pode ser conseguida por meio do aumento da frequência de operação, o que permite instruções executarem em tempo menor, ou pela execução concorrente das operações, por meio de técnicas de paralelismo. Este artigo apresenta a implementação da técnica de paralelismo chamada software pipelining em uma arquitetura de processamento não convencional. Adicionalmente, são mostrados resultados de simulação, que comprovam a eficiência da técnica quando o desempenho é medido em versões da arquitetura com e sem a implementação do software pipelining.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-10-27
Issue
Section
Original Paper
License

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
[1]
2015. Exploração de paralelismo à nível de instruções e de tarefas em uma arquitetura de processamento não convencional. Brazilian Journal of Applied Computing. 7, 3 (Oct. 2015), 120–133. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2015.5027.