Endereçamento em redes ad hoc móveis: conceitos, protocolos e tendências

Authors

  • João Batista Pinto Neto Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luis Henrique Maciel Kosmalski Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbca.2015.5143

Keywords:

Ad hoc. Redes Móveis. Endereçamento

Abstract

Uma rede móvel ad hoc, do inglês mobile ad hoc network (Manet) é um sistema autônomo de estações móveis conectadas por meio de enlaces sem ï¬o. Manets são sistemas de comunicação sem infraestrutura e distribuídos, que exigem esquemas de endereçamento eï¬cientes e rápidas rotinas de roteamento para garantir a mobilidade dos nós e os requisitos das aplicações heterogêneas. Os nós em uma Manet se deslocam aleatoriamente e, muitas vezes, atuam como roteadores. No entanto, essas funcionalidades da rede são dependentes do endereço IP dos nós, implicando na adoção de mecanismos de endereçamento para contemplar a atribuição única de endereço e baixa sobrecarga de rede. Manets podem ser facilmente conï¬guradas e podem ser aplicadas a inúmeros cenários, mesmo em lugares desertos, e podem ser a única forma de comunicação em caso de catástrofes naturais e guerras. Este trabalho apresenta um estudo dos mecanismos de detecção de endereços duplicados e os principais protocolos de autoconï¬guração propostos para redes ad hoc móveis.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • João Batista Pinto Neto, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Grupo de Teleinformática e Automação. Área de pesquisa: Redes de computadores com foco em redes oportunistas.
  • Luis Henrique Maciel Kosmalski Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Professor Associado. Grupo de Teleinformática e Automação. Área de pesquisa: Redes de computadores com foco em redes Veiculares.

Published

2016-04-30

Issue

Section

Original Paper

How to Cite

[1]
2016. Endereçamento em redes ad hoc móveis: conceitos, protocolos e tendências. Brazilian Journal of Applied Computing. 8, 1 (Apr. 2016), 26–39. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2015.5143.