Mineração de dados eleitorais: descoberta de padrões de candidatos a vereador na região da campanha do Rio Grande do Sul

Autores

  • Alex Camargo Universidade Federal do Rio Grande
  • Roger Silva Universidade Federal do Rio Grande
  • Érico Amaral Universidade Federal do Pampa
  • Milton Heinen Universidade Federal do Pampa
  • Francisco Pereira Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbca.2015.5395

Palavras-chave:

Classificação, Descoberta de padrões, Mineração de dados

Resumo

Atualmente o Brasil é visto como um país onde o sistema de votação é bastante avançado em termos de informatização. A cada final de eleição uma grande quantidade de dados é gerada e, com base em números estatísticos, são efetuados estudos a fim de se identificar quais fatores levaram um candidato a ser eleito. Este trabalho propõe um processo de descoberta de padrões de perfil de candidatos a vereador nas cidades da região da campanha do Rio Grande do Sul. Com o auxílio da ferramenta WEKA (Waikato Environment for Knowledge Analysis) foi aplicado o algoritmo J48 utilizando como base de dados os registros disponibilizados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), referente as eleições do ano de 2012.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

30-04-2016

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

[1]
2016. Mineração de dados eleitorais: descoberta de padrões de candidatos a vereador na região da campanha do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 8, 1 (abr. 2016), 64–73. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2015.5395.