Inteligência computacional aplicada à previsão de vencedores em partidas de tênis
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v8i2.5508Keywords:
Lógica fuzzy, Predição, Redes neuraisAbstract
A previsão de vencedores em partidas de tênis pode representar várias utilidades práticas, pois os resultados de uma rodada em um torneio determinam quais jogos ocorrerão na rodada seguinte, o que é valioso para a organização dos torneios e a mídia, auxiliando na alocação de jogos em quadras e horários mais propícios, permitindo previsões de público e audiência e até mesmo embasando ações de merchandising. Neste trabalho, são estudados alguns dos principais fatores de influência na previsibilidade de partidas e, a partir dessa análise, são propostas duas diferentes abordagens para cálculos de confiabilidade na vitória de cada um dos competidores antes do início de uma partida. A primeira baseia-se em um sistema de inferência Fuzzy, explorando sua capacidade de reprodução de conhecimento de um especialista diante de uma mescla de informações. A segunda emprega uma rede neural, com sua característica de extração de atributos por meio de exemplos. Ambos os preditores têm como entradas dados de desempenhos prévios dos jogadores, que, nesse caso, tentam captar suas performances de curto, médio e longo prazo, além de sua afinidade com os diferentes tipos de pisos. Os resultados obtidos são encorajadores, mostrando ganhos significativos em relação à simples comparação baseada no ranking de entradas da Associação de Tenistas Profissionais.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-09-01
Issue
Section
Original Paper
License

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
[1]
2016. Inteligência computacional aplicada à previsão de vencedores em partidas de tênis. Brazilian Journal of Applied Computing. 8, 2 (Sep. 2016), 82–98. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v8i2.5508.