Experiências do ensino a distância do gerenciamento ágil de projetos com Scrum e apoio de uma ferramenta para gerência de histórias de usuário

Authors

  • Vinicius Bernardo Silva PUC Minas
  • Marcelo Werneck Barbosa PUC Minas
  • Lorena Adrian Cardoso Carvalho PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbca.2015.5614

Keywords:

Ensino de métodos ágeis. Gerenciamento ágil de projetos. Scrum

Abstract

Observa-se o uso crescente de métodos de gerenciamento ágil de projetos nas organizações. Tais métodos têm características próprias, difíceis de serem totalmente compreendidas pelos alunos somente com base em explicações teóricas. Assim, o ensino de métodos ágeis deve ser feito não só por exposição teórica, mas também com demonstração prática. O desafio de ensinar tais métodos aumenta em um ambiente de ensino virtual. O objetivo deste trabalho é propor e avaliar uma atividade em grupos a distância para ensino do método ágil Scrum com foco na elaboração e gerência de histórias de usuário, com o apoio da ferramenta Pivotal Tracker. Como contribuição, destaca-se a disponibilização de um tutorial da ferramenta e outros materiais de apoio, que, segundo alunos, contribuiu positivamente para a realização da atividade. O trabalho também promoveu a identificação de questões comuns dos alunos, que podem orientar professores no planejamento de suas aulas e atividades virtuais.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-04-30

Issue

Section

Experience Report

How to Cite

[1]
2016. Experiências do ensino a distância do gerenciamento ágil de projetos com Scrum e apoio de uma ferramenta para gerência de histórias de usuário. Brazilian Journal of Applied Computing. 8, 1 (Apr. 2016), 2–13. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2015.5614.