Aplicação de metodologia para o desenvolvimento do sistema computacional MESO a Luz da Usabilidade
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v9i3.6171Keywords:
Ferramentas computacionais, TD-MBUID, UsabilidadeAbstract
Modelos de avaliação são utilizadas em diversas áreas empresariais, porém muitos caem em desuso, ou são substituídos pela sua complexidade ou pela dificuldade de utilização. O sistema computacional Maturidade e Educação para a Sustentabilidade Organizacional - MESO tem a intenção de ser simples e de fácil utilização, além de ser on-line. Neste contexto, observa-se a necessidade de buscar uma metodologia que contenha princípios da usabilidade para a criação de um sistema computacional. O objetivo é identificar se as técnicas de usabilidade podem auxiliar no desenvolvimento do sistema computacional MESO tornando-o mais utilizável aos usuários. Para isto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e a aplicação da metodologia TD-MBUID que contempla técnicas de usabilidade para a modelagem e testes em sistemas. Os resultados encontrados evidenciam a importância de aliar técnicas de usabilidade no desenvolvimento de softwares e que os testes realizados com o aplicativo Tobii Studio comprovaram que a utilização dos modelos mentais dos usuários para a elaboração de interfaces melhora a usabilidade e a interação dos usuários com as mesmas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-10-31
Issue
Section
Experience Report
License

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
[1]
2017. Aplicação de metodologia para o desenvolvimento do sistema computacional MESO a Luz da Usabilidade. Brazilian Journal of Applied Computing. 9, 3 (Oct. 2017), 2–16. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v9i3.6171.