Uma taxonomia para corretagem de nuvens IaaS baseada na migração de infraestruturas virtuais
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v9i1.6445Keywords:
Corretagem, IaaS, Nuvens, Corretores, Migração, InteroperabilidadeAbstract
A computação em nuvem propõe um modelo no qual o usuário tem a ideia de recursos ilimitados, que podem ser reservados dinamicamente, pagando somente o que for consumido. Esse modelo de tarifação é conhecido como pay-as-you-go. Estes e outros fatores, levaram a uma ampla adoção dos serviços oferecidos pelas nuvens computacionais por parte dos usuários. Porém, ao migrarem aplicações para a nuvem, os usuários se deparam com uma quantidade expressiva de provedores, recursos, corretores e serviços oferecidos. Através da análise de material coletado em uma pesquisa referenciada, este trabalho propõe uma taxonomia para a classificação de atores relacionados com a corretagem de nuvens de acordo com as suas principais características. Nas referências são citados diversos recursos e tipos de serviços, porém este trabalho mantém o foco na migração de infraestruturas virtuais entre provedores de Infrastructure-as-a-Service (IaaS).Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-05-28
Issue
Section
Original Paper
License

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
[1]
2017. Uma taxonomia para corretagem de nuvens IaaS baseada na migração de infraestruturas virtuais. Brazilian Journal of Applied Computing. 9, 1 (May 2017), 15–30. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v9i1.6445.