Um mapeamento sistemático sobre o uso da comunicação aumentativa alternativa apoiada por recursos tecnológicos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v9i2.6500Keywords:
Comunicação Aumentativa e Alternativa, Alta Tecnologia, Recursos TecnológicosAbstract
O estabelecimento da comunicação frequentemente é um problema para pessoas com deficiência intelectual. Neste sentido, a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) pode ser utilizada para apoiar a realização de um diálogo entre essas pessoas. A CAA se caracteriza por utilizar simultaneamente mais de um canal para realizar a comunicação, sendo os canais sem tecnologia, com baixa ou alta tecnologia. Neste trabalho é realizado um mapeamento sistemático, conduzido nas bases acadêmicas Science Direct, ACM e IEEE, para identificar como a CAA está sendo utilizada em conjunto com dispositivos eletrônicos. O processo de busca retornou 185 trabalhos, no entanto, apenas 39 atenderam aos critérios de inclusão e exclusão aplicados no mapeamento. Nos trabalhos analisados foi identificado maior frequência do uso do tablet como dispositivo, do alto-falante como recurso de hardware, e da imagem como forma de comunicação. Embora os trabalhos objetivavam a comunicação e educação, apenas um deles utilizou a colaboração, os demais optaram por desenvolver suas atividades individualmente. Embora os trabalhos objetivavam a comunicação e educação, apenas um deles utilizou a colaboração, os demais optavam por desenvolver suas atividades individualmente.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-07-28
Issue
Section
Original Paper
License

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
[1]
2017. Um mapeamento sistemático sobre o uso da comunicação aumentativa alternativa apoiada por recursos tecnológicos. Brazilian Journal of Applied Computing. 9, 2 (Jul. 2017), 84–98. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v9i2.6500.