Evaluation of a Network-on-Chip designed to deal with multiple processors in a nanosatellite.
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v12i2.10120Palavras-chave:
Network-on-Chip; Nanosatellite; System-on-Chip.Resumo
Nanossatélites fazem parte de uma categoria de satélites artificiais com duas características importantes: tamanho reduzido e baixo custo de matéria prima para sua construção. Eles, normalmente, possuem entre quatro e cinco placas com eletrônica embarcada, as quais controlam todas as suas funções. Uma alternativa para minimizar ainda mais seus custos é o desenvolvimento de um sistema intra-chip (também conhecido como System-on-Chip ou SoC), que pode utilizar um dispositivo lógico programável, tipo FPGA, de uso comercial (ou COTS, acrônimo do inglês Commercial Off-The-Shelf component). Para utilizar este tipo de dispositivo, é necessário acrescentar mecanismos que possam evitar problemas decorrentes da radiação cósmica que atinge os componentes eletrônicos, o que é comum no ambiente espacial por onde circulam os nanossatélites. Este trabalho apresenta a proposta de uma rede intra-chip que conecta até quatro processadores do tipo soft-core, formando um SoC. A rede, amparada pela técnica dos códigos de Hamming, oferece mecanismos que permitem a ela seu restabelecimento de uma falha temporária dos tipos Single Event Upset e Single Event Transient. Esta proteção foi confirmada com simulações realizadas com um software que possibilita a injeção de falhas, denominado ModelSim. Resultados de menor consumo de silício, concomitante a economias no projeto e redução da sensibilidade à ionização cósmica, podem ser observados após os experimentos elaborados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).