Uma implementação paralelizada via a API OpenMP para a simulação numérica de reservatórios de gás natural
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v12i2.10158Palavras-chave:
API OpenMP, Gás Natural, Métodos Estacionários, Paralelização, Simulação de ReservatóriosResumo
Nas últimas décadas, a indústria de óleo e gás tem empregado cada vez mais recursos para reduzir os custos computacionais em simulações numéricas de escoamentos em reservatórios. O estudo de casos realísticos leva, em geral, à solução de sistemas de equações algébricas não-lineares que demandam esforços computacionais significativos de processamento e memória. Tais equações são obtidas a partir da discretização das equações diferenciais parciais utilizadas na modelagem dos escoamentos. Um exemplo de técnica aplicada em implementações de alto desempenho, a qual leva à redução no tempo de processamento, é a Application Programing Interface (API) Open Multi-Processing (OpenMP), baseada na utilização de memória compartilhada e de linhas de execução (threads). Neste trabalho, utiliza-se a paralelização via o OpenMP para melhorar o desempenho de um simulador numérico de escoamentos bidimensionais em reservatórios de gás natural. Os métodos estacionários de Jacobi, Gauss-Seidel e SOR, para a solução de sistemas de equações algébricas, foram paralelizados e comparados. O método SOR foi o escolhido para ser aplicado nos estudos envolvendo a variação do número de volumes da malha computacional e das características do escoamento. Em todas as simulações realizadas obteve-se ganhos com a paralelização em relação ao desempenho das versões seriais, atingindo-se valores máximos de speedup superiores a 7 em alguns casos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).