Evaluating the impact of a coordinated checkpointing in distributed data streams processing systems using discrete event simulation
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v12i2.10295Palavras-chave:
Data Streams, Fault-Tolerance, Coordinated Checkpoint, Rollback-Recovery, Simulation AnalysisResumo
Sistemas de Processamento de Fluxos de Dados processam fluxos contínuos de dados dentro dos requerimentos da Qualidade de Serviço. Fluxos de dados frequentemente contém informações críticas que necessitam de um processamento em tempo real. Para garantir a disponibilidade do sistema, uma estratégia de tolerância à falhas precisa ser utilizada. Entretanto, existem diversas estratégias disponíveis e a verificação de qual mecanismo opera melhor em cada arquitetura é um processo desafiador, especialmente em sistemas distribuídos de larga escala. Neste trabalho, propomos um modelo de simulação de eventos discretos para investigar os impactos da estratégia de Checkpoint Coordenado nos Sistemas de Processamento de Fluxos de Dados. Os resultados demonstram que a estratégia afeta criticamente o processamento de fluxos em situações de ocorrência de falhas devido ao aumento na latência de até 120% e na perda de informação de quase 95% dos dados recebidos na janela de processamento, no pior cenário.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).