Fully automatic segmentation of bee wing images
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v12i2.10420Palavras-chave:
pré-processamento de imagem, processamento de imagem, segmentação de imagem, detectação de borda, classificação de veiasResumo
A preservação das abelhas é importante porque aproximadamente 70\% de toda a polinização das plantações de alimentos é feita por elas e esse serviço custa mais de 65 bilhões de dólares anualmente. Para ajudar a preservação, a identificação das espécies de abelhas é necessária, e por ser um processo custoso e demorado, as técnicas que automatizam e facilitam essa identificação se tornam relevantes. Imagens das asas das abelhas em conjunto com técnicas de visão computacional e inteligência artificial podem ser usadas para automatizar esse processo. Este artigo apresenta uma abordagem para segmentar imagens de asas de abelhas e extrair características. Nossa abordagem foi avaliada usando a distância de Hausdorff modificada e a medida F. Os resultados foram mais precisos que as abordagens relacionadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).