A data mining approach for prediction of quality attributes in Palmer mango from images
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v12i2.10866Palavras-chave:
Processamento de imagem, Métodos não destrutivos, Random Forest, RegressãoResumo
O monitoramento de atributos de qualidade tais como sólidos solúveis totais (SST), massa, acidez e firmeza são essenciais para uma melhor conservação pós-colheita da manga.
Este trabalho propõe uma abordagem não-destrutiva para predição desses atributos de qualidade usando imagens digitais. A abordagem proposta é composta de três etapas: 1) especificação dos parâmetros de amostragem da manga, 2) identificação de técnicas de processamento digital de imagens e 3) utilização da técnica Random Forest como estimador dos atributos de qualidades. Para validar a abordagem proposta, foi feito um estudo comparativo entre sua performance e modelos encontrados na literatura. O estudo empregou duas métricas de avaliação de performance: o coeficiente de correlação (R) e a raiz do erro quadrático médio (RMSE). De forma a comparar a diferença de performance entre a abordagem proposta e as encontradas na literatura, foi realizado um teste t de Student pareado. Os resultados mostram que a abordagem proposta teve uma performance superior quando comparada às demais, com um nível de confiança a 95%.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).