Predição da efetividade da substituição no futebol: caso campeonato Brasileiro da Série A
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v13i1.11120Palavras-chave:
Campeonato Brasileiro Série A, Efetividade da substituição, Futebol, Aprendizado de Máquina, Análise de dados esportivosResumo
Substituições são recursos importantes para os técnicos de futebol para melhorar o desempenho de suas equipes durante as partidas. Também podem ser cruciais para o resultado final. A relevância e limitação das substituições em jogos oficiais levaram a vários estudos para identificar a melhor maneira de substituir um jogador, ou seja, o melhor momento durante o jogo e a melhor estratégia. Aprendizado de máquina vem sendo aplicado para construir modelos para melhorar a efetividade das substituições. Neste contexto, este trabalho visa propor a criação de modelos que auxiliem os técnicos das equipes visitantes em escolher o melhor momento e estratégia para realizar a substituição. Foi utilizado um conjunto de dados extraído de quatro edições do Campeonato Brasileiro da Série A (2015-2018), e, a partir deste conjunto, foram extraídos e propostos atributos para a construção do modelo (e.g., a força do time). Quatro classificadores foram avaliados: Support Vector Machine, Árvores de Decisão, Random Forest e K-Nearest Neighbor. Os resultados mostram que os modelos podem atingir até 90% de F1 -Score, ou seja, podem ser promissores para a análise dos melhores momento e estratégia para substituir um jogador.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).