Avaliação de desempenho e consumo de energia de um ambiente virtual de aprendizagem em nuvens privadas
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v13i1.11326Palavras-chave:
Avaliação de Desempenho, Consumo de Energia, Computação em Nuvem, Ambiente Virtual de AprendizagemResumo
Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) estão cada vez mais presentes nas instituições de ensino, visto que consistem em mais um recurso para melhorar a comunicação entre alunos e professores. Embora esses sistemas não sejam novos, poucos estudos têm avaliado a performance e o consumo de energia dos mesmos. Avaliar a relação entre a performance e o consumo de energia dos AVAs é essencial para solucionar questões tanto na fase de implementação de um novo projeto quanto na ampliação ou atualização da infraestrutura já existente. Portanto, este trabalho visa avaliar o desempenho e o consumo de energia do ambiente MOODLE, plataforma que fornece suporte a AVAs, utilizando dois sistemas de nuvens privadas, o Apache CloudStack e OpenStack. Uma metodologia é proposta para proporcionar a realização de tais experimentos através de medições. Um estudo de caso foi realizado para ilustrar a aplicabilidade da metodologia em um ambiente real com o Moodle configurado tanto no Apache CloudStack quanto no OpenStack. Os resultados revelaram que o desempenho e também o consumo de energia são diferentes entre os dois sistemas. Por exemplo, nos experimentos realizados, o OpenStack apresentou um maior consumo de energia quando comparando ao Apache CloudStack por demandar um maior tempo de resposta.
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