An end-to-end approach to autonomous vehicle control using deep learning
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v13i3.12135Palavras-chave:
Autonomous Vehicle, Artificial Intelligence, Convolutional Neural Network, Deep Learning, Recurrent Neural NetworkResumo
O objetivo deste trabalho é desenvolver o controle de um veículo autônomo dentro do jogo Grand Theft Auto V, utilizado como ambiente de simulação. É aplicada uma abordagem end-to-end, na qual o sistema mapeia diretamente as entradas provenientes da imagem de uma câmera colocada no capô do carro e de uma sequência de valores de velocidade para três comandos de direção: ângulo do volante, pressão do pedal do acelerador e pressão do pedal do freio. O controlador desenvolvido é composto por uma rede neural convolucional e uma rede neural recorrente. A rede convolucional processa as imagens e a rede recorrente processa os dados de velocidade. São desenvolvidas duas interfaces: uma para coleta de dados de treinamento e outra para controlar o veículo dentro do ambiente de simulação. Os resultados mostram que o sistema após o treinamento é capaz de dirigir o veículo tão bem quanto um motorista humano. Isso prova que a combinação de uma rede convolucional com uma rede recorrente, utilizando uma abordagem end-to-end, é capaz de obter um bom desempenho de direção mesmo utilizando apenas imagens e valores de velocidade como dados de sensores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).