Redes neurais artificiais paraconsistentes aplicadas no monitoramento óptico de produtos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v13i3.12427Palavras-chave:
Lógica Paraconsistente, Redes Neurais Artificiais Paraconsistentes, Visão ComputacionalResumo
Este trabalho apresenta o uso da Lógica Paraconsistente (LP) aliada a técnicas da fotogrametria voltadas ao processamento de imagens para obtenção de dados de interesse em um cenário de controle de qualidade de linha de produção. A fotogrametria tem sido aplicada com sucesso em cenários de monitoramento, enquanto a LP, por sua vez, tem sido aplicada em situações de controle de processo. Uma vez que a LP considera a incerteza ao realizar cálculos, ela se torna útil em cenários onde a medição desempenha um papel fundamental. Aqui são descritas as etapas para a montagem e execução de uma estrutura lógica denominada Unidade de Convolução Paraconsistente (UCP). A UCP é capaz de realizar transformações em imagens e extrair propriedades, utilizadas pelas Células Neurais Artificiais Paraconsistentes (CNAPs)
em etapas de classificação dos objetos presentes nas imagens e identificação de desvios em suas dimensões. Os resultados foram encorajadores, apresentando uma diminuição da variância na distribuição de frequência dos níveis de cinza na imagem 13 vezes maior do que a alcançada pelo uso de uma biblioteca de programação padrão, a realização de medidas em objetos com um erro máximo observado de 1,77% em relação ao valor teórico esperado, uma taxa de precisão de 100% no processo de classificação de objetos com o uso de algoritmos de baixo uso computacional e a capacidade de identificar desvios nas dimensões do objeto de até 1 mm.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).