Methodology for structuring a dataset of cervical cell images for the study of malignancy changes associated in conventional Pap Test
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v14i1.12561Palavras-chave:
Processamento de imagem, Watershed, Alterações associadas a malignidade, Conjunto de dados, Teste de PapanicolaouResumo
As Alterações Associadas à Malignidade (MAC) são pequenas alterações morfológicas e texturais que ocorrem nacromatina do núcleo da célula. Seu estudo permite a detecção precoce de vários tipos de câncer. No entanto, onúmero de conjuntos de dados para estudos de MAC é limitado pelos aspectos técnicos que devem ser seguidos.Neste trabalho, criamos um conjunto de dados para o estudo do MAC em imagens de células cervicais de examesconvencionais de citologia. Para extrair as características dos núcleos, os canais de cores foram separadospela contribuição da Hematoxilina e do Corante Laranja G6, que identificaram características morfológicas, deiluminação e textura. Como resultado, foram obtidos 1186 núcleos de pacientes com algum tipo de anomalia ousem anomalia. Para separar as regiões dos núcleos, foram utilizados a função de regressão não linear e o algoritmoit Watershed com precisão de 85,6 %. Este conjunto de dados contém dados adequados para complementartrabalhos futuros no estudo de MAC de células cervicais de esfregaços convencionais de Papanicolaou.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).