Avaliando aprendizado de máquina na previsão de curto prazo de séries temporais de energia solar
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v13i2.12581Palavras-chave:
Energia solar, Previsão de séries temporais, Aprendizado de máquina, Rede neural ArtificialResumo
Fontes alternativas de energia estão se tornando cada vez mais frequentes, tendo como objetivo reduzir a poluição ambiental, além de serem ideais para superar a crise energética, logo, neste contexto, a energia solar se destaca por ser abundante. Devido ao alto nível de incerteza dos fatores que interferem diretamente na geração de energia solar, como temperatura e radiação solar, realizar previsões de energia solar com alta precisão é um desafio. Assim, o objetivo deste artigo é desenvolver um modelo de previsão por meio de séries temporais que possibilite prever a produção de energia solar, para 1, 3 e 6 passos à frente, enfatizando a potencialidade da rede neural, utilizando um banco de dados de uma usina fotovoltaica localizada no Uruguai. Para o desenvolvimento da proposta, técnicas de pré-processamento e os métodos de previsão regressão de vetores de suporte (Support Vector Regression, SVR), rede neural perceptron multicamadas com regularização bayesiana (Bayesian Regularized Neural Network, BRNN) e modelo linear generalizado (Generalized Linear Model, GLM) foram combinados. Por fim, tais combinações foram comparadas usando medidas de desempenho. Notou-se que a combinação da análise de componentes principais (Principal Components Analysis - PCA) e a Rede Neural Perceptron Multicamadas com Regularização Bayesiana obteve os melhores resultados, utilizando as três medidas de desempenho.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).