Controle de vibrações em vigas usando buracos prescritos e atuadores piezoelétricos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v13i2.12715Palavras-chave:
Controle de Vibrações, Buracos prescritos, Método dos Elementos Finitos, Regulador Quadrático LinearResumo
A implementação de métodos de controle de vibrações é cada vez mais necessária quando se trata da utilização de estruturas leves e flexíveis nos projetos mecânicos. O surgimento de vibrações em estruturas, mediante movimento, sempre merece a atenção dos projetistas, pois as mesmas, podem ser indesejadas quando afetam a vida útil da estrutura ou danificam o seu entorno. Com isso, este trabalho propõe o uso de dois tipos de controle numa viga engastada em um dos lados. A primeira técnica aplicada foi a de buracos prescritos, que é um tipo de controle passivo, onde é feita a retirada de material da estrutura de forma que ela fique com buracos. A vibração, quando entra neste buraco, fica presa em seu interior, não refletindo a onda para o restante da viga. A segunda técnica aplicada foi a implementação de um Regulador Quadrático Linear (LQR) para operar um atuador piezoelétrico. A formulação e modelagem da estrutura foi feita com base no Método dos Elementos Finitos (MEF), sendo utilizado para a discretização do domínio da estrutura. As vibrações foram analisadas por meio de análise modal. Foram feitas comparações da amplitude de vibração para o primeiro e segundo modos, considerando um, dois e três buracos prescritos na viga. Foram realizadas simulações computacionais para mostrar a eficiência das técnicas de controle propostas. Os resultados destas simulações são apresentados e discutidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).