Revisão sistemática da literatura sobre ontologias para modelos de negócio e processos na pecuária de corte
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v14i2.13484Palavras-chave:
Agricultura digital, inferência, métodos formais, modelagem conceitualResumo
Ontologias são representações de conceitos e de seus relacionamentos, com sintaxe e semântica formalmente descritas. Modelos de negócio formam o arcabouço para teste de viabilidade e resultados econômicos de empreendimentos. A descrição de um modelo de negócio como uma ontologia permite tanto a inferência de conhecimento sobre o negócio quanto gerar e combinar modelos na forma de aplicações de software. Este trabalho conduz um protocolo de revisão sistemática da literatura a respeito de ontologias com foco em modelos de negócio e em processos produtivos da pecuária. O objetivo do trabalho foi identificar recursos já construídos e elucidar a sua forma de utilização. Os resultados mostram que existem poucas iniciativas na primeira área e nenhuma na segunda, caracterizando oportunidades para novos desenvolvimentos científicos e tecnológicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).