Detecção de fraude de cartão de crédito por meio de algoritmos de aprendizado de máquina
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v15i1.13790Palavras-chave:
Detecção de Fraude de Cartão de Crédito, Mercado Financeiro, Inteligência Artificial, Machine Learning, Estatística AplicadaResumo
Neste trabalho, descreve-se um tutorial para resolução do problema de fraude sob um contexto de aprendizado supervisionado em aprendizado de máquina, sendo este tutorial composto por um conjunto de metodologias que possibilitam a construção de um modelo de reconhecimento de transações fraudulentas em pagamentos via cartão de crédito. Para isso, primeiramente é abordado o conceito de fraude em meios de pagamento, suas consequências, e a importância do reconhecimento deste tipo de transação para mitigação de risco. Em seguida, é descrito o problema de aprendizado supervisionado, a partir de uma revisão bibliográfica abordando os principais conceitos desta área, principais aplicações e métodos de avaliação de desempenho dos modelos utilizados para tarefas de classificação. É feita também uma revisão da literatura, descrevendo alguns trabalhos em que houve o uso de métodos clássicos e métodos híbridos para detecção de transações fraudulentas. Descrevem-se ainda as principais metodologias para balanceamento de conjuntos de dados que são aplicáveis ao problema em análise. Ao final do trabalho, são feitas as considerações finais, incluindo também algumas possibilidades de estudos para esta área.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).