Predição de links em redes de coautoria: uma análise comparativa utilizando duas versões de métricas topológicas
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v15i2.13817Palavras-chave:
Análise de Redes Sociais, Aplicações de Grafos, Métricas Topológicas, Predição de LinksResumo
O problema denominado predição de links consiste em estimar o surgimento de arestas entre nós de um grafo que representa uma rede. Dentre as diversas abordagens do problema propostas na literatura, consideramos apenas a topológica. Utilizamos as métricas topológicas locais em duas versões: tradicional e aos pares (a última versão em duas variantes, ‘ou’ e ‘e’). O objetivo deste trabalho é comparar quatro métricas topológicas locais, em duas versões, realizando experimentos em cinco redes reais de coautoria. Apresentamos os resultados e as conclusões obtidas a partir dos experimentos executados em cinco redes reais do ArXiv.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).