Análise temporal de ilhas de calor utilizando processamento de imagens de satélite: estudo de caso Rio Branco, Acre
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v15i1.14098Palavras-chave:
Ilhas de Calor, Landsat, índice de vegetação, sensoriamento remoto, temperatura da superfícieResumo
Ilhas de calor é um fenômeno que ocorre nas cidades, ocasionando um aumento considerável da temperatura da região em relação a suas regiões vizinhas. Neste artigo foi realizada uma análise temporal da temperatura de superfície do solo, conhecida como LST(Land Surface Temperature), e do índice de vegetação normalizada diferenciada, NDVI (Normalized Difference Vegetation Index) no surgimento de ilhas de calor utilizando processamento digital de imagens na cidade de Rio branco, capital do estado do Acre, no período de 2000 a 2020. Foram utilizadas imagens digitais geradas pelo do satélite Landsat-5 e Landsat-8. Foram aplicadas as etapas presentes no modelo SEBAL (Surface Energy Balance Algorithms for Land) para o processamento das imagens, obtenção da temperatura e do índice de vegetação. Os resultados encontrados evidenciam um aumento da temperatura média da superfície de cerca de 14,97\%, principalmente devido a diminuição de áreas verdes, crescimento urbano desordenado, presença de impermeabilização do solo em virtude de revestimento asfáltico, fatores que contribuem para o surgimento de Ilhas de Calor Urbana.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).