Studies on indoor positioning algorithms using BLE Beacons
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v15i3.14592Palavras-chave:
Sistema de posicionamento indoor, Bluetooth de baixa energia, ProgramaçãoResumo
Os sistemas de posicionamento global se tornaram muito populares, ajudando na localização de pessoas e até de objetos. Atualmente, com maior especificidade, os serviços de localização interna estão adquirindo mais relevância. Apesar dos desenvolvimentos recentes, a tecnologia para localização interna ainda é incipiente, demandando melhores precisões, menores custos e maior praticidade. Assim, com o objetivo de melhorar a qualidade dos sistemas de posicionamento interno, este artigo propõe uma estratégia de posicionamento dos beacons, um filtro para seleção de RSSI e um algoritmo de busca. A metodologia que utilizamos inclui experimentos com dois tipos de beacons e a técnica da trilateração. Os resultados que obtivemos reduziram o tempo e a complexidade de calibração da fase offline dos sistemas. No entanto, a exatidão da localização está relacionada à precisão da estimativa de distância. Por isso, verificamos que existem oportunidades de melhorias na precisão quando se decide utilizar a potência de sinal de beacons como a principal tecnologia de um sistema de posicionamento interno.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).