A survey of the characteristics of SDN, NFV and information security in IoT and 5G networks
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v15i3.14645Palavras-chave:
Internet das Coisas (IoT), Rede Definida por Software (SDN), Rede 5G, Segurança da Informação, Virtualização de Função de Rede (NFV)Resumo
A tecnologia 5G surgiu para atender à crescente demanda por dispositivos de Internet das Coisas (IoT), além de permitir conectividade à Internet em altas velocidades de banda larga. Outra característica importante do 5G é a utilização de técnicas como Rede Definida por Software (SDN) e Virtualização de Função de Rede (NFV), mecanismos responsáveis por realizarem configurações de rede por meio de software, controle e gerenciamento de dispositivos utilizando as funções de configuração de rede ou virtualização de dispositivos. A preocupação com a segurança da informação na rede 5G é cada vez maior, à medida que os cibercriminosos tentam acessar dados importantes que são transmitidos pela rede, já que a demanda por dispositivos IoT conectados será maior, permitindo assim diversas possibilidades de ataques. A compreensão de possíveis ameaças e ataques é necessária, para que novas medidas sejam tomadas contra os cibercriminosos nas redes 5G e IoT. Este artigo tem como objetivo elucidar algumas concepções do que é a tecnologia 5G e o uso da IoT, contextualizando as técnicas SDN e NFV para permitir configurações de funcionalidades e gerenciamento da rede por software. Além disso, serão relatadas preocupações sobre possíveis ataques à segurança da informação que podem ocorrer no 5G.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).