Análise experimental da comunicação LoRa em ambientes subterrâneos para aplicações IoT
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v15i3.14758Palavras-chave:
Cidades Inteligentes, Internet das Coisas, Redes de Sensores Sem Fio Subterrâneas, Tecnologia LoRaResumo
Nesse artigo, é apresentado um estudo do comportamento da comunicação subterrânea via LoRa entre dois dispositivos, um deles posicionado sob a superfície do solo e outro acima dela. Foi analisado o desempenho da tecnologia LoRa em ambiente subterrâneo avaliando a interferência da profundidade e de outras variáveis como a distância, fator de espalhamento e características do ambiente na qualidade da comunicação. Este estudo foi realizado para verificar a adequação da tecnologia LoRa para monitoramento de variáveis físicas em ambientes subterrâneos, visando a aplicação de detecção de vazamentos em tempo real em tubulações de sistemas de distribuição de água ou outras aplicações subterrâneas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).