SnakeFace: a transfer learning based app for snake classification
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v15i3.15028Palavras-chave:
Aprendizado profundo, bioinformática, biologia, JavaScript, Serpentes, TensorFlow, transferência de aprendizadoResumo
Introdução: O aprendizado profundo surgiu em 2012 como uma das tecnologias mais importantes de aprendizado de máquina, reduzindo o erro de identificação de imagens de 25% para 5%. Este artigo tem dois objetivos: 1) demonstrar ao público em geral a facilidade de construir modelos de aprendizado de máquina de última geração sem expertise
em programação; 2) apresentar um modelo básico adaptável a qualquer identificação de imagens biológicas, como identificação de espécies. Método: Apresentamos trêsmodelos conceituais de teste quemostram perspectivas distintas do aplicativo. Osmodelos visam separar imagens em classes como gênero, espécie e subespécie, e as imagens de entrada pode ser facilmente adaptada para diferentes casos. Aplicamos aprendizado profundo e transferência de aprendizado usando o Teachable Machine. Resultados: Nossos modelos básicos demonstram alta precisão na identificação de diferentes espécies com base em imagens, destacando o potencial deste método para ser aplicado em biologia. Discussões: os
modelos apresentadosmostram a facilidade de usar aprendizado de máquina atualmente para identificação de imagens. Além disso, a adaptabilidade dessemétodo a várias espécies e gêneros enfatiza sua importância nas áreas biológicas,
como base para colaborações inspiradoras comciência da computação. No nosso caso, colaborações futuras poderiam
levar amodelos cada vez mais precisos e eficientes nessa área usando conjuntos de dados bem selecionados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).