Simulation study of viable scenarios for potential numerical convergence issues in fitting joint models for longitudinal and survival data
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v16i3.15375Palavras-chave:
Censura, dados longitudinais, modelos lineares de efeitos mistos, simulação, análise de sobrevivênciaResumo
Estudos relacionados a características de fenômenos/experimentos no tempo, como estudos longitudinais ou do tempo até a ocorrência de um evento de interesse, se fazem cada vez mais necessários em diversas áreas. Podem existir situações em que se objetiva investigar a relação entre uma ou mais respostas longitudinais e um evento de interesse, que pode ser realizada com o auxilio da modelagem conjunta de dados longitudinais e de sobrevivência. Entretanto, esses modelos podem apresentar problemas de convergência e serem computacionalmente exigentes, tornando inviável a utilização dos mesmos em muitos casos. Neste sentido, este estudo objetiva realizar, por meio de um estudo de simulação monte carlo, em função de diferentes porcentagens de censura e estrutura de correlação, utilizando a proposta de uma probabilidade de cobertura cruzada, como instrumento de diagnostico de uma situação favorável à convergência numérica para a obtenção das estimativas de máxima verossimilhança dos modelos conjuntos para dados longitudinais e de sobrevivência. Como resultados, verificou-se a existência similaridade em termos de inferência entre os modelos, com efeito da estrutura de correlação e do percentual de censura. Constatou-se que a probabilidade de cobertura cruzada contribui com um diagnóstico sobre o bom comportamento dos dados, auxiliando para realização da modelagem conjunta.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).