R2SC: sistema RBAC baseado em contrato inteligente
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v16i3.15634Palavras-chave:
Blockchain, Contratos Inteligentes, Controle de AcessoResumo
Devido a popularidade da tecnologia Blockchain, existem uma diversidades de aplicações em diferentes contextos. Essa é uma tecnologia que permite uma comunicações confiável entre entidades não-confiáveis sem uma terceira parte centralizada. Além disso, a Blockchain é uma sequência cronológica de blocos ligados através do hash de cada um deles. Essa característica garante a integridade e imutabilidade dos dados. Adicionalmente, a Blockchain é uma grande tecnologia para armazenamento de dados como regras de controle de acesso. Este trabalho utiliza a Blockchain para fornecer um framework aplicando o conceito de Contrato Inteligente para um sistema de controle de acesso baseado em papéis (RBAC). Esse é o Sistema RBAC baseado em Contratos Inteligentes (R2SC). Também, o trabalho usa o framework Truffle para testar as funcionalidades do Contrato Inteligente. Em contrapartida aos trabalhos relacionados, o R2SC apresenta escalabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).