Comparative analysis of the Support Vector Machine and Convolutional Neural Network algorithms applied in classifying Acer Palmatum plant subspecies
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v17i3.16412Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Visão Computacional, Rede Neural Convolucional, Máquinas de Vetores de SuporteResumo
Contexto: A identificação de plantas é uma tarefa essencial, pois fornece informações valiosas sobre suas características e ajuda a determinar a população e a distribuição das espécies. Este artigo apresenta uma solução de inteligência artificial desenvolvida para classificar automaticamente subespécies da espécie vegetal Acer palmatum com base em imagens. Um banco de dados contendo subespécies de Acer palmatum foi criado e algoritmos de aprendizado supervisionado, como Support Vector Machine (SVM) e Convolutional Neural Network (CNN), foram utilizados para classificá-las. Os experimentos incluíram diferentes cenários, como imagens originais, extração de características e técnicas de aumento de dados. Resultados: Os resultados mostraram que a CNN com aprendizado de transferência e aumento de dados apresentou o melhor desempenho, destacando-se como o melhor modelo testado, independentemente do conjunto de dados avaliado. Conclusões: Essas descobertas sugerem que técnicas avançadas de Aprendizado de Máquina podem ser altamente eficazes na classificação de subespécies de Acer palmatum, fornecendo uma valiosa ferramenta de monitoramento e mapeamento da biodiversidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).