Estimativa temporal de enchentes de rios em tempo linear
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2013.1805Palavras-chave:
Modelos hidrológicos. Métodos numéricos. Complexidade.Resumo
O número de enchentes em rios tem aumentado significativamente em diversas localidades do Brasil, causando enormes prejuízos à população. Diante desse fato, o presente trabalho propõe estimar o dia em que o volume de um rio irá transbordar. Para a simulação de enchente adota-se um modelo teórico matemático, onde nas resoluções das equações que representam o modelo, propõe-se aplicar métodos numéricos, a fim de analisar qual método apresenta melhor solução, considerando o esforço computacional e a exatidão da solução. O modelo hidrológico adotado neste trabalho realiza a previsão através da solução de Burgers, porém, essa solução tem uma complexidade O(nr+1 ), não indicada em termos computacionais. Mas, ao utilizar métodos de passos simples para prever o dia da enchente, essa complexidade reduz para O(n). No presente trabalho, mostra-se que o modelo adotado possui solução com complexidade computacional maior do que a complexidade dos métodos numéricos adaptados ao modelo e apresenta um modelo computacional que estima o dia que o rio irá transbordar em tempo linear. Após a análise do método numérico realiza-se a simulação numérica de enchente considerando dados hidrológicos pertinentes à área física de determinado rio da região sul do RS.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
02-11-2011
Edição
Seção
Artigo Original
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
[1]
2011. Estimativa temporal de enchentes de rios em tempo linear. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 3, 2 (nov. 2011), 91–102. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2013.1805.