Avaliação comparativa entre o modelo elétrico Battery e os modelos analíticos Linear e Lei de Peukert
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2013.1989Palavras-chave:
Modelos matemáticos, Tempo de vida, BateriasResumo
O objetivo deste trabalho é realizar uma análise comparativa entre os resultados das simulações para o tempo de vida de uma bateria utilizada em dispositivos móveis, considerando os modelos analíticos, Linear e Lei de Peukert, e o modelo elétrico Battery. Os resultados das simulações são comparados com dados experimentais de uma bateria de íon lítio Nokia modelo BL-5F. A partir dos resultados das simulações foi observado que a Lei de Peukert apresentou o melhor resultado, ou seja, um erro médio no tempo de vida de 1,96%, já o modelo elétrico Battery, foi simulado considerando três curvas de calibração, sendo que para a curva obtida a partir de uma corrente de descarga de 550 mA foi obtido o seu melhor erro médio no tempo de vida que foi de 2,60%.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
16-12-2011
Edição
Seção
Artigo Original
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
[1]
2011. Avaliação comparativa entre o modelo elétrico Battery e os modelos analíticos Linear e Lei de Peukert. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 4, 1 (dez. 2011), 71–80. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2013.1989.