Domain class diagram validation procedure based on mereological analysis for part-whole relations
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2014.3771Keywords:
análise ontológica, modelagem conceitual, processo de software.Abstract
A dificuldade dos desenvolvedores de software para construir modelos conceituais fiéis à realidade é antiga. Existem algumas técnicas de análise ontológica para ajudar o modelador durante o processo de criação do diagrama de classes. No entanto, elas acabam não sendo práticas e não refletem os seus reais benefícios em suas aplicações, pois envolvem muitos conceitos filosóficos, o que as tornam complexas para modeladores comuns. Por esse motivo, procedimentos capazes de simplificar o entendimento desses conceitos e que se aproximam da realidade prática dos desenvolvedores tem surgido, como o PrOntoCon, que será discutido neste trabalho. O objetivo principal do PrOntoCon é guiar o modelador durante o processo de validação de um diagrama de classes UML para qualquer domínio, focando, especialmente, os relacionamentos de agregação/composição e de associação simples, visto que são os tipos de relacionamentos que geram mais dúvidas e controvérsias durante a modelagem. Assim, esse procedimento dá o suporte necessário para a correta identificação dessas relações, promovendo um estudo mais aprofundado sobre as restrições do domínio em questão. Portanto, o PrOntoCon combina o poder de modelagem da UML com a teoria da análise ontológica sobre relacionamentos parte-todo e de associação para criar um procedimento capaz de conceber modelos conceituais mais claros e confiáveis e que possam gerar sistemas mais robustos e manuteníveis.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-10-22
Issue
Section
Original Paper
License

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
[1]
2014. Domain class diagram validation procedure based on mereological analysis for part-whole relations. Brazilian Journal of Applied Computing. 6, 2 (Oct. 2014), 48–60. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2014.3771.