Comparação de algoritmos para alocação de infraestruturas virtuais
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2014.4075Palavras-chave:
Infraestruturas Virtuais, Alocação, CloudSim, Nuvens Computacionais, IaaSResumo
Com o surgimento da Computação em Nuvem, empresas passaram a adotá-la em virtude das diversas vantagens que apresenta, como por exemplo, baixo investimento inicial e alta escalabilidade. Nesse contexto, um provedor de Infrastructure as a Service (IaaS) oferece recursos computacionais a seus clientes de forma virtualizada, que, por sua vez, podem realizar a solicitação de máquinas virtuais para implantar e disponibilizar suas aplicações. Uma proposta recente incrementou os serviços do provedor IaaS, possibilitando alocar uma rede de máquinas e roteadores virtuais interconectados por canais virtuais, ou seja, uma Infraestrutura Virtual (IV). Porém, a tarefa de alocar IVs sobre o substrato físico é complexa, caracterizada como um problema NP-Díficil, no qual algoritmos ótimos são impraticáveis em cenários reais (o tempo para encontrar uma solução ótima é exponencial). Tendo em vista esse fato, este trabalho estende o simulador CloudSim, implementando quatro algoritmos on-line para a alocação de recursos, comparando as métricas: taxa de aceitação, utilização do substrato computacional e distância entre os recursos virtuais. Tais métricas representam as perspectivas dos provedores e dos usuários requisitantes.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
22-10-2014
Edição
Seção
Artigo Original
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
[1]
2014. Comparação de algoritmos para alocação de infraestruturas virtuais. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 6, 2 (out. 2014), 98–112. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2014.4075.