Onisciente: um modelo de geração de contexto baseado em RFID e sensores
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2015.4106Keywords:
Sensibilidade ao Contexto, Sensores, Web Semântica, Computação Móvel,Abstract
O monitoramento de entidades para determinar uma situação é uma aplicação interessante para diversas áreas. Pode-se utilizar dados obtidos de sensores, disponíveis em um ambiente, para descrever o contexto dos elementos presentes. Nesse âmbito, o presente trabalho tem como finalidade apresentar o Onisciente, um modelo que utiliza a informação de um conjunto de sensores que estejam monitorando um mesmo elemento para determinar o seu contexto e obter conhecimento sobre suas condições. Para isso, o Onisciente realiza a identificação dessas entidades, com o auxílio de uma leitora RFID acrescida de alguns sensores. No modelo, um contexto representa uma imagem de momento preciso no tempo, na qual se pode verificar fatos que estejam ocorrendo e, com isso, tomar decisões. Essas decisões envolvem classificar os contextos gerados e, conforme a classificação obtida, informar eventuais situações desfavoráveis às entidades monitoradas. Para determinar um contexto e realizar a classificação do significado que ele representa, são empregadas ontologias, computação sensível ao contexto e modelagem de contexto. Um protótipo foi desenvolvido para avaliar o modelo, mostrando a viabilidade do modelo proposto.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-02-24
Issue
Section
Original Paper
License

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
[1]
2015. Onisciente: um modelo de geração de contexto baseado em RFID e sensores. Brazilian Journal of Applied Computing. 7, 1 (Feb. 2015), 53–67. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2015.4106.