Padrões de Projeto Aplicados a Modelos de Simulação do Crescimento e Desenvolvimento de Culturas
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2013.441Resumo
O desenvolvimento de modelos de simulação na agricultura, assim como em outras áreas, requer uma análise profunda do sistema em estudo, sendo crucial o emprego de métodos e ferramentas de engenharia de software. A modularidade e a forma genérica são os termos que descrevem a nova e amplamente aceita metodologia para superar as complexidades no desenvolvimento e reúso de modelos. A arquitetura MVC (Model-View-Controler), um padrão de projeto amplamente aceito no desenvolvimento de software, auxilia na definição das regras e responsabilidades dos objetos num sistema, possibilitando o desenvolvimento de aplicações com fluxo simplificado, robusto, flexível e de fácil manutenção. Um dos principais aspectos do MVC reside na separação entre os módulos da aplicação, de forma a possibilitar o reaproveitamento e o desenvolvimento genérico de modelos. Este artigo tem como objetivo apresentar uma estrutura para o desenvolvimento de simuladores de doenças de plantas, acoplados a modelos de crescimento, com a utilização extensiva de padrões de projeto orientados a objetos. Com os resultados, observou-se que a aplicação de técnicas e padrões no desenvolvimento de sistemas complexos, como os modelos de simulação, os tornam mais robustos, bem documentados, reusáveis, compatíveis e facilmente acopláveis a outras soluções já existentes.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
01-09-2009
Edição
Seção
Artigo Original
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
[1]
2009. Padrões de Projeto Aplicados a Modelos de Simulação do Crescimento e Desenvolvimento de Culturas. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 1, 1 (set. 2009), 15–29. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2013.441.