Uma ferramenta para planejamento de estudos para concursos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2015.4506Palavras-chave:
Metodos de AprendizagemResumo
De acordo com a constituição brasileira, a única forma de se tornar um empregado do governo é passar em um concurso público. O exame de conhecimento do cargo é um dos componentes mais importantes de um concurso. Estudar para esse exame é uma tarefa que requer planejamento. Um meio de obter um bom planejamento é construir uma grade de horários que relacione as matérias a serem estudadas com os respectivos horários disponíveis para o estudo. Esse tipo de problema se assemelha bastante à gerência de projetos, em que se procura estabelecer a distribuição das atividades ao longo do tempo disponível. Assim, torna-se interessante explorar a dinâmica de estudos para concursos como um projeto. O presente trabalho apresenta a ferramenta de apoio ao estudos - Passe-me, baseada no ciclo PDCA (do inglês, Plan-Do-Check-Act). Por se tratar de uma ferramenta web, o tempo de resposta para produzir uma grade de estudos é fundamental. A ferramenta faz uso de algoritmo genético para calcular a grade de horários priorizando a velocidade de resposta. A ferramenta foi avaliada em diferentes cenários de uso e obteve desempenho satisfatório durante a produção da grade de estudos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
31-10-2015
Edição
Seção
Relato de Experiência
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
[1]
2015. Uma ferramenta para planejamento de estudos para concursos. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 7, 3 (out. 2015), 17–30. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2015.4506.