A virtualização da aprendizagem: novas perspectivas na cibercultura
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2013.572Resumo
O presente artigo descreve o relacionamento entre duas pesquisas envolvendo discussões acerca do potencial das tecnologias digitais de rede no processo de virtualização da aprendizagem, do professor e do aluno. A primeira pesquisa é desenvolvida na Licenciatura em Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD), apoiada pelo MEC e implementada pela UFRGS, e a segunda, denominada “A hipermídia na criação de coletividades de aprendizagem na rede municipal de ensino de Passo Fundo”, ocorre no interior do projeto Mutirão pela Inclusão Digital da Universidade de Passo Fundo. Para tanto, ao mesmo tempo em que explicita o arcabouço teórico básico de ambas as experiências, este texto relata os objetivos e as definições metodológicas de cada uma para, por fim, apontar para um futuro aprofundamento envolvendo os resultados coletados em ambas as frentes em um novo processo de investigação.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
01-09-2009
Edição
Seção
Artigo Original
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
[1]
2009. A virtualização da aprendizagem: novas perspectivas na cibercultura. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 1, 1 (set. 2009), 42–52. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2013.572.