Sistema de apoio à decisão na realização e acompanhamento do teste da linguinha

Autores

  • Hitalo Emanoel Gondim Bezerra de Medeiros Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Cicilia Raquel Maia Leite Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Pedro Fernandes Ribeiro Neto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Roberta Lopes de Castro Martinelli Universidade de São Paulo
  • Renata Veiga Andersen Cavalcanti Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbca.2015.5729

Palavras-chave:

Assistência Neonatal, Redes Neurais Artificiais, Sistema de Apoio à Decisão.

Resumo

Entre os testes da triagem neonatal mais comuns tem-se: orelhinha, olhinho, pezinho, coraçãozinho e linguinha, em que são avaliadas as condições auditiva, visual, sanguínea, de saturação de oxigênio e de movimentação da língua, respectivamente. O contexto deste trabalho refere-se ao teste da linguinha, que verifica se o recém-nascido consegue movimentar corretamente a língua, pois se houver algo obstruindo essa movimentação, o bebê apresentará dificuldades nas funções que ela exerce (engolir, sugar, falar, mastigar, etc.). Sabe-se que identificar problemas na movimentação da língua não é fácil, assim, o auxílio de sistemas computacionais e de processamento inteligente das informações contribuiriam muito para acompanhar e dar suporte aos profissionais de saúde responsáveis pelo teste. Com isso, este trabalho tem como objetivo desenvolver um sistema de apoio à decisão na realização e no acompanhamento do teste da linguinha, utilizando redes neurais artificiais para emissão de alertas e recomendações em situações anormais. Destaca-se que, na concepção da rede neural artificial, foi utilizada uma base de dados criada por meio de protocolos reais fornecidos pelos especialistas que acompanharam o trabalho. Os resultados apresentados foram considerados satisfatórios e relevantes por médicos especialistas, principalmente pelas possibilidades de melhoria no atendimento dos recém-nascidos que pode ser propiciado pelo uso do sistema.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cicilia Raquel Maia Leite, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
    Pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) no Laboratory of Computational Physiology, Harvard-MIT Division of Health Science and Technology. Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2005). Graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2003). Desde de 2006 - Professora da UERN, Adjunto IV, no Departamento de Informática. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação -Associação Ampla UERN/UFERSA. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, Informática Médica e Tecnologias Assistivas. É líder do grupo de pesquisa em Engenharia de Software. Atua na gestão universitária, em conselhos, comissões e colegiados já desempenhou as funções na UERN de: Assessora de Captação de Recursos, Diretora de Pesquisa e Inovação e atualmente é Pró-Reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis da UERN.
  • Pedro Fernandes Ribeiro Neto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
    Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2006). Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (1997). Desde de 1998 é professor da UERN, atualmente Adjunto IV, no Departamento de Informática. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação -Associação Ampla UERN/UFERSA. Tem desenvolvido atividades acadêmicas na área de Ciência da Computação e suas principais áreas de pesquisa são: Engenharia de Software, Redes de Petri, Computação Ubíqua e Pervasiva e Sistemas Embarcados. É Coordenador do Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software e Líder do Grupo de Engenharia de Software. Atua na gestão universitária, em conselhos deliberativos, já desempenhou as funções na UERN de: Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Diretor de Pós-Graduação e Chefe do Departamento de Informática. Atualmente, é Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
  • Roberta Lopes de Castro Martinelli, Universidade de São Paulo
    Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1987). Especialização em Motricidade Orofacial pelo CFFa (2007). Mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2013). Doutorado em andamento pela Universidade de São Paulo. Desde 1988 atua como Fonoaudióloga Clínica, com ênfase em Motricidade Orofacial, atuando em avaliação e terapia, principalmente nos seguintes temas: respiração, deglutição, mastigação e fala. Docente do CEFAC Saúde e Educação e o IEPAP (Portugal). Idealizadora do Teste da linguinha para detecção precoce das alterações do frênulo da língua em bebês. Articuladora regional da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia na área de Motricidade Orofacial (2013 - 2016). Membro Fundador da Associação Brasileira de Motricidade Orofacial. Fonoaudióloga responsável pelo setor Teste da linguinha do Hospital Santa Therezinha. Realiza pesquisas na área de Motricidade Orofacial, tendo publicado vários artigos e capítulos de livros. Revisora dos periódicos Pediatrics, Journal of Public Health and Epidemiology, Journal of Research in Nursing and Midwiferye Research in Public Heath.
  • Renata Veiga Andersen Cavalcanti, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá/RJ (1995), Especialização em Motricidade Orofacial pelo CEFAC (1999), Mestrado em Fonoaudiologia pela Universidade Veiga de Almeida/RJ (2008). Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi docente do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Vila Velha - UVV/ES (2001-2010). Atualmente é docente do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua na área de Motricidade Orofacial.

Downloads

Publicado

30-04-2016

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

[1]
2016. Sistema de apoio à decisão na realização e acompanhamento do teste da linguinha. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 8, 1 (abr. 2016), 104–113. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2015.5729.