A Case study on a service-based information systems integration in academic environment
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v11i1.8051Palavras-chave:
Academic Environments, Information Systems Integration, Service-Oriented Architecture, Web Services.Resumo
Em ambientes corporativos, pode-se encontrar diversos sistemas de informação (SI), que precisam comunicar entre si para compartilhar e manter dados consistentes. Ambientes acadêmicos conseguem ser ainda mais complexos que ambientes corporativos, pois, especialmente em universidades federais, há diversos aspectos a serem gerenciados, como restaurante universitário e biblioteca. Tais setores também precisam de dados consistentes para funcionar corretamente e não haver perda financeira. Então, é necessário encontrar um meio de desenvolver uma integração entre os SI e compartilhar dados comuns de maneira confiável e consistente. Neste trabalho, é apresentado um estudo de caso sobre uma arquitetura orientada a serviços para integração entre SI em ambientes acadêmicos para manter os dados consistentes através dos sistemas, monitorar a comunicação entre tais sistemas e tornar a integração segura e consistente. A proposta foi aplicada e os resultados mostram que é possível integrar, monitorar e gerenciar permissões de integração entre diferentes SI e serviços de rede. A principal contribuição é uma arquitetura de integração para ambientes acadêmicos que precisam compartilhar dados confiáveis através de diversos e heterogêneos SI's e serviços de rede. Além disso, uma equipe pequena de TI consegue implementar e manter a arquitetura proposta, já que não há necessidade de alteração de código de sistemas e serviços já existentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).