Funções de agregação baseadas em integral de Choquet aplicadas em redimensionalização de imagens
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v11i1.9082Palavras-chave:
Funções de agregação, integral de Choquet, processamento de imagensResumo
O crescente aumento do volume de dados, juntamente com a alta complexidade destes, tem gerado a necessidade de se desenvolver técnicas de extração de conhecimento cada vez mais eficientes, tanto em custo computacional quanto em precisão. A maioria dos problemas que são tratados por esses técnicas tem informações complexas a serem identificadas. Para isso são utilizados métodos de aprendizado de máquina, onde esses métodos usam uma variedade de funções dentro das diferentes etapas que são empregadas em suas arquiteturas. Uma dessas consiste no uso de funções de agregação para redimensionar imagens. Neste contexto, apresenta-se um estudo de funções de agregação baseadas na integral de Choquet, onde a principal característica da integral do Choquet, em comparação com outras funções de agregação, reside no fato de que ela considera, por meio da medida fuzzy, a interação entre os elementos a serem agregados. Logo, apresenta-se um estudo avaliativo do desempenho das funções integral de Choquet clássica, integral de Choquet baseada em Cópula em relação as funções máximo e média, procurando resultados que podem ser melhores do que as funções de agregação usualmente aplicadas. Os resultados de tais comparações são promissores, quando avaliados através de medidas de qualidade de imagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).