PEHS – Arquitetura de um Sistema de Informação Pervasivo para Auxílio às Atividades Clínicas
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2013.970Palavras-chave:
Computação Pervasiva e Ubíqua. Sistema de Informação Hospitalares. pEHSResumo
Apesar de aumentarem a eficiência no acesso às informações do paciente, os sistemas eletrônicos de saúde sofrem rejeição dos clínicos, pois as características dinâmicas das suas atividades não são adequadamente tratadas por esses sistemas. Este artigo apresenta a arquitetura de um sistema de informação pervasivo em saúde chamado pEHS, que associa conceitos e tecnologias da Computação Ubíqua visando aproximar os sistemas computacionais do modo como o clínico realiza suas atividades. Os requisitos do pEHS são: adaptação às atividades dos profissionais clínicos, personalização através da composição/programação de tarefas, sensibilidade ao contexto e acesso pervasivo ao histórico de saúde do paciente.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
07-10-2010
Edição
Seção
Artigo Original
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
[1]
2010. PEHS – Arquitetura de um Sistema de Informação Pervasivo para Auxílio às Atividades Clínicas. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 2, 2 (out. 2010), 69–80. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2013.970.